Colsulado Geral da Albânia em Pernambuco
Menu
  Home
  Consulado Geral
  Vistos
  Ações e Programas
  História
  Artigos
  Fale Conosco
  Links
 
Untitled Document
   
     
 

A Albânia, Shqiperia em albanês, se origina no antigo Reino da Ilíria. O nome Albânia deriva de uma tribo, os Albanoi. Incorporada pelos romanos em 168 a.C., é depois conquistada pelo Império Bizantino em 395. No século XV, foi dominada pelos turcos otomanos.
Neste período, boa parte da população se converteu ao islamismo. O controle turco sobre a Albânia foi brevemente interrompido durante a revolta de 1443-78 liderada pelo herói nacional, Gjergj Kastrioti Skenderbeu. A Albânia declarou sua independência durante a primeira guerra dos Bálcãs, em 1912. Permaneceu independente após a Primeira Grande Guerra.
Depois de um período turbulento, tomou o poder Ahmed Zogú, que em 1928 proclamou-se Rei, com o nome de Zogú I. Em 1939, a Itália de Mussolini, já muito influente na Albânia, ocupou o país. Na continuação da Segunda Guerra Mundial, os comunistas, que tinham organizado a resistência e expulsado o invasor, apossaram-se do poder e fundaram uma república popular, cuja política ficou estreitamente ligada à da União Soviética, até 1961. Porém, a instabilidade que viveu a antiga URSS, foi mal acolhida na Albânia. As relações entre os dois países degradaram-se e, a continuação do XXII Congresso do Partido Comunista Soviético, a Albânia rompeu relações diplomáticas com a URSS em dezembro de 1961. A vinculação com a República Popular da China foi à partir de então muito estreita, tanto no econômico quanto no político. A Albânia retirou-se do COMECON e do Pacto de Varsóvia. Porém, a política da China para a

CEE começou a deteriorar as relações entre ambas, o que culminou com o cessar da ajuda econômica e militar chinesa em julho de 1978.
Por volta de 1990, o governo restabeleceu laços com o Ocidente para melhorar as condições econômicas no país.
A Assembléia do Povo aprovou uma constituição interina em abril de 1991. Em 1993 a Albânia estabeleceu acordos de cooperação militar com EE. UU. O Partido Democrata, sob o governo do Presidente Sali Berisha, começou um programa de reformas econômicas e democráticas. Na Albânia, o Chefe de Estado é o Presidente, havendo um Chefe de Governo, que é o Primeiro Ministro. Durante alguns anos, a oposição ao Partido Democrata, tendo ganhado as eleições, governou o país. Recentemente, o Partido Democrata obteve maioria no Parlamento, e o ex Presidente Berisha assumiu o cargo de Primeiro Ministro.

 
Parceiros
Home O Consulado História